Lewis Hamilton conquistou a sua quinta vitória consecutiva no Grande Prémio de Espanha e a 98ª da carreira numa corrida em que a Mercedes ganhou a batalha estratégica sobre a Red Bull em Barcelona.
O heptacampeão do mundo, que tinha conquistado a sua 100ª pole position na Fórmula 1 na sessão de qualificação de ontem, perdeu a liderança para Max Verstappen na primeira curva da corrida.
O piloto holandês ocupou a primeira posição até à 25ª volta da corrida, altura em que parou para descartar pneus macios no seu Red Bull, e recuperou-a quando Hamilton realizou, quatro voltas mais tarde, a sua paragem.
Hamilton, que rapidamente se aproximou do seu principal rival no campeonato de pilotos, parecia estar perto de tentar a ultrapassagem ao Red Bull quando entrou na via das boxes pela segunda vez, à volta 43.
Com pneus médios novos, o britânico regressou à pista 22 segundos atrás de Verstappen numa altura em que faltavam 22 voltas para o final da corrida – uma vantagem que foi rapidamente desaparecendo com o ritmo imposto pelo Mercedes.
Sem argumentos para resistir ao ataque de Hamilton na parte final da corrida, Verstappen trocou o jogo de pneus médios com o qual tinha completado quase 40 voltas pelo composto macio para estabelecer a volta mais rápida da corrida.
Valtteri Bottas nunca esteve em posição de se intrometer na luta pelo triunfo e terminou num solitário terceiro lugar, não conseguindo amealhar o ponto referente à volta mais rápida apesar de também ter estado em pista com pneus macios nas últimas voltas.
Charles Leclerc, que chegou a rodar à frente de Bottas na primeira metade da corrida após ter superado o finlandês na primeira volta, caiu para trás do piloto da Mercedes durante o período de paragens nas boxes e cruzou a linha de meta em quarto lugar para liderar o segundo pelotão e igualar o melhor resultado da Ferrari em 2021.
Sergio Pérez recuperou do dececionante oitavo lugar na grelha de partida até ao quinto posto final, ao passo que Daniel Ricciardo bateu pela primeira vez o seu colega de equipa na McLaren ao ser sexto classificado.
Carlos Sainz, em sétimo, colocou o Ferrari diante do outro McLaren de Lando Norris, enquanto Esteban Ocon levou a melhor sobre Pierre Gasly em cima da linha de meta para garantir o nono posto.
Classificação do Grande Prémio de Espanha