Lewis Hamilton destacou a “grande” mas “arriscada” estratégia da Mercedes após recuperar de uma diferença de 22 segundos para ultrapassar Max Verstappen e triunfar em Barcelona.
O heptacampeão do mundo, que tinha perdido a liderança para Verstappen na primeira curva, rodou sempre muito perto da traseira do Red Bull até ter sido chamado pela equipa para uma segunda paragem nas boxes na 43ª de 66 voltas.
Hamilton regressou à pista em terceiro e cerca de 22 segundos atrás de Verstappen, mas tirou partido dos pneus novos para anular a desvantagem face ao seu rival e ultrapassá-lo sem grande dificuldade na fase final da corrida.
“Estava simplesmente a persegui-lo”, disse Hamilton. “Estive tão perto durante tanto tempo e pensei que, ao fazer isso, não iria conseguir fazer com que os pneus durassem. Mas consegui.”
“Foi um longo caminho para recuperar, mas foi uma boa aposta, uma grande estratégia da equipa.”
“Quando entrei nas boxes, pensei, ‘é um longo caminho para recuperar o atraso’. É um grande risco. Obviamente, tivemos de executá-lo na perfeição e penso que foi isso que fizemos juntos.”
O britânico, que estava perto de ultrapassar Verstappen quando foi chamado às boxes pela segunda vez, admite que chegou a colocar em causa a estratégica delineada pela equipa.
“Penso que estava prestes a ter uma oportunidade de o ultrapassar quando quando parei”, acrescentou. “Estava mesmo em conflito: Entro ou ignoro a chamada e fico em pista?”
“Obviamente fiz o que a equipa pediu, porque existe uma grande confiança entre nós. Simplesmente um trabalho notável de todos nesta equipa. Que dia.”