Lewis Hamilton conquistou a 85ª pole position da sua carreira ao bater o tempo estabelecido por Valtteri Bottas nos derradeiros segundos da sessão de qualificação no Mónaco.
Hamilton estabeleceu um novo recorde do circuito ao rodar em 1:10.166 na sua segunda tentativa e deixou o outro Mercedes de Bottas a 86 milésimos nas ruas do principado.
O finlandês errou na sua última volta e não conseguiu melhorar o tempo que tinha registado antes, assegurando, ainda assim, a primeira linha ao superar o Red Bull de Max Verstappen.
Sebastian Vettel parecia estar em condições de melhorar o seu tempo, mas um toque à saída da Curva 12 condicionou a sua última volta e fez com que o alemão não fosse além do quarto posto.
Pierre Gasly foi o quinto mais rápido com o Red Bull mas a sua classificação é ainda provisória, uma vez que enfrenta uma investigação por ter impedido o Haas de Romain Grosjean no Q2.
Kevin Magnussen colocou a Haas na posição de ‘melhor das outras’ ao ser sexto, enquanto Daniel Ricciardo, que obteve a pole no ano passado, também esteve em bom nível ao levar o Renault ao sétimo lugar.
Daniil Kvyat conduziu a Toro Rosso ao oitavo posto após bater a marca do McLaren de Carlos Sainz, ao passo que Alexander Albon fechou os dez primeiros na sua primeira aparição da carreira no Q3.
O Renault de Nico Hulkenberg, o McLaren de Lando Norris, o Haas de Romain Grosjean e os Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi ficaram eliminados no Q2.
Correndo em casa pela primeira vez ao serviço da Ferrari, Charles Leclerc arrancará apenas da 16ª posição, já que não regressou à pista para tentar melhorar o tempo que efetuou na primeira tentativa.
Para além de Leclerc, também ficaram de fora no Q1 os Racing Point de Sergio Perez e Lance Stroll e os Willims de George Russell e Robert Kubica.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Mónaco