Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prémio da Hungria ao liderar uma surpreendente dobradinha da Mercedes numa sessão de qualificação marcada pela chuva no Hungaroring.
O líder do campeonato foi o mais forte numa terceira fase da qualificação em que todos os pilotos rodaram com pneus para chuva forte e estabeleceu um tempo de 1:35.658 para deixar o outro Mercedes de Valtteri Bottas a 0,260s.
Apesar de não ter batido o seu colega de equipa, Bottas superou o seu compatriota Kimi Raikkonen, que por sua vez se qualificou 24 milésimos à frente de Sebastian Vettel naquela que será uma segunda linha totalmente Ferrari.
Carlos Sainz foi o único piloto a usar apenas um jogo de pneus na derradeira fase da qualificação e obteve um fantástico quinto lugar que representa o melhor resultado da sua carreira.
Pierre Gasly também esteve em posição de destaque ao levar o Toro Rosso à sexta posição, enquanto a Red Bull surpreendeu pela negativa ao nem entrar com Daniel Ricciardo no Q3 e ao ver Max Verstappen não ir além do sétimo posto numa qualificação onde se esperava que o holandês brilhasse à chuva.
Brendon Hartley foi outro piloto que alcançou a melhor classificação da carreira ao ser oitavo, diante dos Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean.
Eliminados no Q2 ficaram o McLaren de Fernando Alonso, um surpreendente Daniel Ricciardo que pretendia lutar pela pole position, o Renault de Nico Hulkenberg, o Sauber de Marcus Ericsson e o Williams de Lance Stroll.
Face à chuva que caiu minutos antes do início da sessão e a uma pista que estava, por isso, a secar e a evoluir rapidamente antes de ficar novamente molhada para o Q2, ficaram de fora no Q1 alguns nomes sonantes.
O McLaren de Stoffel Vandoorne, o Sauber de Charles Leclerc, os Force Indias de Esteban Ocon e Sergio Perez e o Williams de Sergey Sirotkin foram traídos pelas condições difíceis e irão arrancar das últimas linhas da grelha de partida.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Hungria