Lewis Hamilton conquistou a 88ª pole position da sua carreira e a primeira desde o Grande Prémio da Alemanha ao superar Valtteri Bottas e Max Verstappen em Abu Dhabi.
O hexacampeão do mundo estabeleceu um novo recorde do circuito ao rodar em 1:34.779 e bateu o outro Mercedes de Bottas por 0,194s no Circuito de Yas Marina.
No entanto, o finlandês não acompanhará o seu colega de equipa na primeira linha da grelha, já que uma penalização fará com que arranque de último.
Essa penalização promove Max Verstappen ao segundo posto, uma vez que o piloto da Red Bull foi o terceiro mais rápido na sessão.
Os pilotos da Ferrari mostraram-se rápidos nos dois primeiros setores mas perderam mais de meio segundo nas derradeiras curvas do circuito, pelo que não foram além do quarto e quinto posto, que se traduzirão na terceira e quarta posições na grelha.
Sebastian Vettel levou a melhor sobre o seu colega de equipa depois de um erro de cálculo ter impedido Charles Leclerc de realizar uma segunda tentativa.
Alex Albon não foi além do sexto posto ao volante do segundo Red Bull e Lando Norris liderou o segundo pelotão com o melhor dos McLarens.
Daniel Ricciardo intrometeu o seu Renault entre os carros da equipa britânica, terminando 20 milésimos atrás de Lando Norris e apenas três na frente de Carlos Sainz.
O outro Renault de Nico Hulkenberg completou os dez primeiros na última qualificação antes da despedida do alemão da Fórmula 1.
Os Racing Point de Sergio Perez e Lance Stroll, os Toro Rosso de Pierre Gasly e Daniil Kvyat e o Haas de Kevin Magnussen falharam o acesso ao Q3.
Eliminados no Q1 ficaram o Haas de Romain Grosjean, os Alfa Romeos de Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen e os Williams de George Russell e Robert Kubica.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Abu Dhabi