Lewis Hamilton acredita que a entrada da equipa Andretti na Fórmula 1 seria “ótima” para o desporto.
Depois de ter visto a Federação Internacional do Automóvel aprovar a candidatura da sua equipa à Fórmula 1, o norte-americano Michael Andretti aguarda agora por uma decisão da Formula One Management.
Esta quinta-feira, Lawrence Stroll, presidente da Aston Martin, mostrou-se contra a expansão da grelha no futuro, posição partilhada por grande parte das equipas do paddock.
No entanto, quando questionado sobre o tema, Hamilton não hesitou em manifestar o seu suporte ao projeto da Andretti.
“Sempre senti que não havia carros suficientes na grelha”, disse Hamilton. “Por isso, apesar de haver pessoas que não ficarão satisfeitas com o meu apoio, acho que é ótimo.”
“É uma oportunidade para mais empregos, mais dois lugares disponíveis para uma potencial piloto feminina. Abre mais possibilidades e penso que vai ser entusiasmante para o desporto.”
O seu colega de equipa George Russell mostrou-se menos apoiante da causa da Andretti, afirmando que é necessário priorizar a qualidade no desporto.
“A Fórmula 1 é o pináculo e queremos ver competição de qualidade”, defendeu o britânico. “Portanto, não sou a favor nem contra, mas se houver mais uma equipa, tem de ser uma equipa de qualidade, uma que possa acrescentar algo ao desporto.”
“Queremos ver competição. Num mundo ideal, queremos ver as 10 equipas a lutar umas contra as outras. Por isso, estou certo de que a Fórmula 1 chegará à melhor conclusão e resposta, seja ela qual for. Mas temos de ter qualidade em vez de quantidade.”
Max Verstappen considera que a chegada da Andretti seria benéfica para o desporto, mas entende os motivos que levam os diretores de equipa a contestar a iniciativa.
“É muito difícil comentar sobre isso, porque eu falo do lado dos pilotos”, referiu o neerlandês.
“É claro que não sou um chefe de equipa, mas consigo entender o lado deles. Mas penso que eles mostraram que são uma equipa profissional, com os patrocinadores e o nome que têm. Por isso, acho que seria bom porque daria mais oportunidades aos pilotos.”
“Mas consigo entender o lado das equipas e a razão pela qual não querem. Portanto, é complicado.”