Lewis Hamilton recebeu esta segunda-feira o título de cidadão honorário do Brasil.
Antes de entrar em pista na edição de 2022 do Grande Prémio de São Paulo, o heptacampeão do mundo de Fórmula 1 deslocou-se à Câmara dos Deputados, em Brasília, para presenciar a cerimónia que oficializou a atribuição do título.
Idealizada pelo deputado André Figueiredo e aprovada em Junho deste ano pela Câmara dos Deputados, a homenagem surge na sequência do tributo efetuado pelo britânico à memória de Ayrton Senna na volta de consagração do Grande Prémio de São Paulo de 2021.
Nessa ocasião, o piloto da Mercedes utilizou um capacete com cores alusivas ao Brasil e repetiu o icónico gesto do seu ídolo ao agitar a bandeira do país após ter sido o primeiro a cruzar a linha de meta.
“É uma grande honra aceitar e receber este título”, disse Hamilton. “Agora posso finalmente dizer que sou um de vocês. Adoro o Brasil, sempre adorei. Tenho muitas memórias incríveis mesmo de antes de vir aqui pela primeira vez.”
“Quero dedicar este título a Ayrton Senna, à sua família e aos seus amigos e fãs. Quando vi o Ayrton pela primeira vez, tinha cinco anos de idade e sabia que queria ser um campeão do mundo como ele. Depois, passei a saber sobre o Brasil e a jogar FIFA com a seleção do Brasil. Quero muito passar mais tempo aqui, conhecer mais lugares, como a floresta amazónica.”
“Como um homem negro no Brasil, temos tanta coisa ainda a melhorar no nosso desporto. Estou comprometido a mudar muita coisa e, quando estou no Brasil, vejo tanta gente, de tantas vertentes, a lutar pelo que eu acredito.”
“Quando eu era mais novo e dizia que queria ser um piloto como o Ayrton, muita gente dizia-me que era impossível. Espero que o dia de hoje seja mais uma demonstração de que se trabalhares e acreditares no teu sonho, nada é impossível. Quero que seja um recado para os mais jovens: acreditem sempre.”
O cara e bom parabéns