Lewis Hamilton assegurou a 101ª pole position da sua carreira e a terceira na temporada de 2021 ao liderar uma dobradinha da Mercedes na sessão de qualificação para o Grande Prémio da Hungria.
O heptacampeão do mundo superou o outro Mercedes de Valtteri Bottas por mais de três décimos de segundo para alcançar a sua primeira pole desde o Grande Prémio de Espanha.
Max Verstappen, o piloto com mais poles conquistadas em 2021, não teve desta vez argumentos para fazer face à Mercedes e arrancará da terceira posição para a corrida.
O holandês optou por uma estratégia diferente e partirá com pneus macios para o Grande Prémio, enquanto Hamilton e Bottas utilizarão o composto médio nas primeiras voltas.
Sergio Pérez, que ficou sem tempo para realizar uma segunda tentativa na sequência de uma lenta volta de preparação de Hamilton, alinhará na quarta posição.
Pierre Gasly levou a melhor sobre o McLaren de Lando Norris e o Ferrari de Charles Leclerc numa extremamente apertada batalha pelo topo do segundo pelotão: os três pilotos ficaram separados por apenas 13 milésimos de segundo.
Esteban Ocon e Fernando Alonso colocaram os carros da Alpine em oitavo e nono e Sebastian Vettel encerrou o top 10 com o Aston Martin.
Carlos Sainz sofreu uma saída de pista na última curva do traçado húngaro durante a segunda fase da sessão que o impediu de registar um tempo e o relegou para o 15º posto com o Ferrari.
O McLaren de Daniel Ricciardo, o Aston Martin de Lance Stroll e os Alfa Romeos de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi também foram eliminados no Q2.
De fora na primeira fase da sessão ficaram o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, os Williams de George Russell e Nicholas Latifi e os Haas de Nikita Mazepin e Mick Schumacher.
Depois do forte acidente que protagonizou na terceira sessão de treinos livres, Schumacher não participou na qualificação de Budapeste.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Hungria
