Lewis Hamilton conquistou a 91ª pole position da sua carreira, a sétima no Grande Prémio da Grã-Bretanha e a terceira da temporada numa sessão de qualificação dominada pela Mercedes em Silverstone.
O hexacampeão do mundo estabeleceu um novo recorde do circuito e bateu o tempo da pole position do ano passado por quase oito décimos de segundo.
Valtteri Bottas não teve argumentos para discutir a pole e ficou a três décimos do seu colega de equipa, ainda que tenha alcançado o segundo lugar de forma confortável.
Max Verstappen garantiu o terceiro lugar na grelha de partida mas terminou a mais de um segundo da marca registada por Hamilton.
Numa sessão em que a Ferrari se mostrou um pouco mais competitiva face às corridas anteriores, Charles Leclerc conseguiu o quarto posto com o SF1000, diante do McLaren de Lando Norris, que também esteve em bom plano na sua qualificação ‘caseira’.
Lance Stroll não repetiu o resultado alcançado na Hungria e será o sexto na grelha com o Racing Point, arrancando à frente do MCL35 de Carlos Sainz.
Os pilotos da Renault, com Daniel Ricciardo à frente de Esteban Ocon, e o Ferrari de Sebastian Vettel completaram os dez primeiros.
Pierre Gasly ficou pelo caminho na segunda fase da sessão depois de ter realizado o mesmo tempo que o 10º classificado, terminando ainda assim à frente do Red Bull de Alex Albon, que não foi além do 12º posto.
Na qualificação que marcou o regresso de Nico Hulkenberg à Fórmula 1, o alemão registou o 13º tempo, colocando o Racing Point diante do AlphaTauri de Daniil Kvyat.
George Russell alcançou o Q2 pelo terceiro fim de semana consecutivo e beneficiará da penalização de Kvyat para arrancar da 14ª posição na grelha.
Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Haas de Kevin Magnussen, os Alfa Romeos de Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen, o outro VF-20 de Romain Grosjean e o Williams de Nicholas Latifi.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Grã-Bretanha