Lewis Hamilton admitiu ter ficado “surpreendido” com a estratégia da Mercedes nos Estados Unidos e reconheceu ter dado demasiado espaço a Max Verstappen na batalha entre ambos nas últimas voltas da corrida.
Hamilton, que precisava de somar mais oito pontos do que Sebastian Vettel para assegurar o título em Austin, foi o único piloto da frente a fazer duas paragens numa corrida que terminaria em terceiro atrás de Kimi Raikkonen e Max Verstappen.
“Tornamos tudo mais difícil para nós próprios”, admitiu Hamilton. “Não tenho a certeza de como a estratégia acabou assim.”
Hamilton parou para colocar pneus macios durante o período de Safety Car Virtual na volta 11 e parecia ter vantagem sobre Kimi Raikkonen.
No entanto, os seus pneus começaram a degradar-se e quando Hamilton teve de parar de novo, saiu das boxes em quarto e a 12 segundos dos líderes.
“Doze segundos foi uma diferença demasiado grande”, disse Hamilton. “Pensava que conseguiríamos fazer melhor. Foi uma surpresa, mas não se pode acertar sempre.”
O piloto da Mercedes confessou ainda ter dado muito espaço a Verstappen para garantir que não se envolvia num incidente no Circuito das Américas.
“Tive de ser muito cuidadoso”, reconheceu Hamilton. “Os campeonatos não são ganhos a cometer erros parvos e tive de dar muito espaço ao Max porque é melhor terminar em terceiro do que ser abalroado porque alguém que não está a lutar pelo título.”