A primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália, a única disputada antes da qualificação em Monza, foi liderada pelo Mercedes de Lewis Hamilton.
O heptacampeão do mundo rodou em 1:20.926 com o composto médio da Pirelli e superou por quase meio segundo um Red Bull de Max Verstappen que utilizou macios na sua volta mais rápida.
Valtteri Bottas, também com pneus médios, levou o outro carro da Mercedes à terceira posição, terminando à frente do Aston Martin de Lance Stroll e do AlphaTauri de Pierre Gasly.
Sebastian Vettel colocou o segundo AMR21 no sexto posto, ao passo que Carlos Sainz registou o sétimo tempo no arranque de um fim de semana que se prevê complicado para a Ferrari.
O Alpine Fernando Alonso ficou em oitavo ao ser exatamente um segundo mais lento do que Hamilton, enquanto o McLaren de Daniel Ricciardo e o Red Bull de Sergio Pérez completaram os dez primeiros.
Às 17h00, pilotos e equipas regressarão à pista para uma sessão de qualificação tradicional que definirá a grelha de partida para a segunda corrida sprint da história da Fórmula 1.
Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Itália
