A introdução de um composto de chuva “muito mais eficiente” e que “não requer cobertores” foi uma das novidades anunciadas na reunião da Comissão da Fórmula 1.
Stefano Domenicali, presidente e diretor executivo da Fórmula 1, e o novo diretor de monolugares da Federação Internacional do Automóvel, Nikolas Tombazis, reuniram-se esta terça-feira com os representantes das equipas e dos fabricantes de unidades motrizes em Londres.
Em debate estiveram temas como a estreia de um novo pneu para piso molhado, a distribuição de pontos em corridas reduzidas, alterações aos circuitos e um ajuste ao teto orçamental que permitirá que as equipas gastem 1,8 milhões de dólares (ao invés de 1,2 milhões) por cada corrida após a 21ª.
Relatório dos principais pontos de discussão da Comissão da Fórmula 1
Novo pneu de chuva da Pirelli
“Na sequência de testes bem sucedidos realizados em conjunto com as equipas, a Pirelli chegou a um pneu para piso molhado que será muito mais eficiente do que a especificação anterior. Este pneu não requer a utilização de cobertores.”
“A construção do pneu estará disponível a partir do Grande Prémio da Emília-Romanha de 2023.”
Kit de chuva para os monolugares
Um ‘kit’ para os monolugares que reduz a quantidade de spray em condições de chuva continuará a ser desenvolvido pelas equipas e será testado pela Fórmula 1 na segunda metade de 2023.
“A FIA agradece o apoio das equipas no projeto do kit para piso molhado apresentado na última reunião da Comissão da Fórmula 1. Está a ser preparada uma diretiva técnica para permitir que as equipas realizem esse trabalho fora dos limites da restrição de testes aerodinâmicos e fora do limite de custos. Os testes em pista decorrerão no segundo ou terceiro trimestre de 2023.”
Alterações aos circuitos
“A FIA confirmou várias atualizações e alterações aos circuitos para a próxima temporada:
Arábia Saudita – alterações significativas para melhorar a visibilidade na entrada das curvas sempre que possível;
Azerbaijão – reasfaltamento total da pista;
Miami – reasfaltamento total da pista;
Zandvoort – o espaço entre as posições de paragem nas boxes aumentou em 1,5 metros;
Qatar – será construído um novo edifício de boxes e uma nova infra-estrutura de paddock
A FIA analisou as zonas DRS para 2022 e realizou alterações com o objetivo de facilitar a ultrapassagem ou torná-la mais difícil em certos circuitos. Estas alterações serão implementadas nas seguintes pistas: Bahrain, Jeddah, Melbourne, Baku e Miami.”
Regulamentos desportivos, técnicos e financeiros
“Pequenas alterações aos regulamentos Desportivos, Técnicos e Financeiros de 2023 foram aprovadas por unanimidade.”
“Estas alterações incluem uma paragem total no inverno tanto para os concorrentes como para os fabricantes das unidades motrizes, uma correção que assegura que as provas mais curtas tenham pontos reduzidos mesmo que não terminem com uma prova suspensa e uma emenda que permitirá um acesso mais fácil às fábricas para as equipas de auditoria da FIA, com o objetivo de policiar a adesão das equipas e dos fabricantes de unidades motrizes aos regulamentos.”
“Foi acordado um aumento do subsídio adicional de 1,2 para 1,8 milhões de dólares por cada corrida acima das 21, com base no facto de grande parte das corridas adicionais serem fly-aways, que são mais caras.”
Outros
Outras alterações resultantes da reunião da Comissão da Fórmula 1 estão relacionadas com uma maior permissão para as equipas trocarem peças que são facilmente danificadas em eventos sprint e uma proposta de flexibilização dos regulamentos das comunicações rádio entre pilotos e equipas, eliminado algumas das restrições atualmente em vigor.