A Alfa Romeo anunciou a contratação de James Key para a posição de diretor técnico da equipa.
O engenheiro britânico, que abandonou a McLaren no passado mês de março, desempenhará a partir de 1 de setembro a função de diretor técnico da Alfa Romeo, substituindo o francês Jan Monchaux.
Esta será a segunda passagem de Key pela formação de Hinwil, após ter ocupado o cargo de diretor técnico entre 2010 e 2012 e concebido o C31 com o qual Sergio Pérez e Kamui Kobayashi conquistaram quatro pódios.
Key reencontrará na Alfa Romeo o alemão Andreas Seidl, que exerceu o papel de diretor de equipa da McLaren entre 2019 e 2022 antes de se tornar diretor executivo do Grupo Sauber.
“Estou muito satisfeito por acolher o James de novo em Hinwil para nos ajudar a moldar o futuro desta equipa”, disse Seidl.
“A operação que ele vai encontrar mudou muito desde a sua passagem por aqui, mas a motivação e empenho que contribuíram para o sucesso da equipa na sua experiência anterior continuam a ser os mesmos.”
“Estou certo de que, juntamente com esta equipa muito talentosa e empenhada, seremos capazes de continuar no caminho de crescimento em que embarcámos. A contratação do James é um passo crucial neste percurso.”
“Ele tem uma experiência extraordinária no desporto, não só como diretor técnico, mas também em várias outras funções no âmbito da organização técnica de uma equipa. Ele vai liderar o processo de transformação da parte técnica da equipa, dando-nos as ferramentas e a orientação de que precisamos para enfrentar o futuro.”
“Também quero agradecer ao Jan pela sua preciosa contribuição para levar a Sauber até onde está agora, após a nossa temporada de maior sucesso na última déca, em que subimos ao sexto lugar no campeonato de construtores.”
Key admitiu que a transformação da Alfa Romeo Sauber na equipa oficial da Audi tornará o seu papel particularmente exigente.
“Estou ansioso por liderar a parte técnica da equipa num dos momentos mais críticos da sua longa história, à medida que nos dirigimos para um novo e entusiasmante futuro”, afirmou Key.
“Temos uma enorme quantidade de trabalho pela frente, mas estou confiante de que cada membro da nossa equipa em Hinwil terá o empenho, a determinação e a vontade de nos levar ao topo.”
“Sabemos que será necessário tempo, esforço e perseverança, e que os dividendos deste trabalho só chegarão dentro de duas temporadas, mas temos uma jornada pela frente e um roteiro a seguir e estou ansioso por começar.”