Oscar Piastri foi o único piloto penalizado pela colisão que colocou Charles Leclerc fora do Grande Prémio de São Paulo, mas o monegasco considera que Andrea Kimi Antonelli também foi responsável pelo incidente.
Leclerc abandonou com danos no seu Ferrari na sequência de uma colisão no reinício de corrida em Interlagos.
O incidente aconteceu quando Piastri tentou ultrapassar o Mercedes de Kimi Antonelli na trajetória interior da primeira curva.
Piastri, que referiu ter ficado sem espaço, bloqueou a travagem e colidiu com o Mercedes, que por sua vez embateu no Ferrari de Leclerc.
Os comissários desportivos consideraram que Piastri foi o único responsável pelo incidente e atribuíram, por isso, uma penalização de 10 segundos ao australiano.
“Concordo que temos um livro de regras e penso que os comissários desportivos estão sempre a tentar fazer o seu melhor para analisar o livro de regras e tentar perceber quem é o culpado”, disse Leclerc. “Neste caso, acho que o Kimi sabia e estava ciente de que Oscar estava por dentro.”
“Sim, ele não estava lado a lado, que é como está escrito no livro de regras, mas não se pode fazer uma curva como se ninguém estivesse por dentro se alguém está por dentro, não importa a que distância esteja.”
“Por isso, para mim, a culpa é um pouco mais de 50-50 entre o Kimi e o Oscar. Não acho que o Óscar tenha merecido toda a culpa. Mas, de qualquer forma, isso não importa, para mim é o fim da corrida que é muito frustrante.”


![[FOTOS] Audi revela o seu design para 2026](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2025/11/A251797_large-120x86.jpg)



