Charles Leclerc assumiu a culpa pelo “incrivelmente frustrante” acidente que o colocou fora do Grande Prémio de França.
O piloto da Ferrari arrancou da pole position e manteve-se à frente do Red Bull de Max Verstappen na primeira fase da corrida de Paul Ricard.
No entanto, duas voltas após a paragem do neerlandês nas boxes, Leclerc perdeu o controlo do seu Ferrari na Curva 11 e imobilizou o seu carro junto às barreiras do traçado francês.
Sem conseguir fazer marcha-atrás para regressar ao circuito, o monegasco viu-se forçado a abandonar o seu monolugar, não sem antes expressar a sua frustração com um longo grito no rádio.
“Não sabia que tinha deixado o rádio aberto”, disse Leclerc. “Mas é obviamente extremamente frustrante.”
“Sinto que estou provavelmente ao nível mais alto da minha carreira desde o início da temporada. Mas não vale a pena estar a um nível elevado se depois cometo estes erros.”
“A culpa é minha e se continuar a cometer erros como este, então não mereço ganhar o campeonato. Penso que são 32 pontos no total. 25 hoje, porque acho que era provável que ganhássemos a corrida, e sete em Imola com o meu erro.”
“Por isso, no final do ano, vamos olhar para trás e se faltarem 32 pontos, então eu sei que vem de mim e que não merecia ganhar o campeonato. Preciso de resolver estes coisas na segunda metade da temporada se quiser ser um campeão do mundo.”
Quando lhe perguntaram se o acidente poderia ter sido provocado pelo problema no pedal do acelerador que o condicionou na fase final do Grande Prémio da Áustria, Leclerc respondeu: “Não, tem sido muito difícil com o equilíbrio durante todo o fim de semana. Gosto de ter sobreviragem, mas o calor faz com que seja muito difícil ser consistente.”
“Não consegui fazer marcha-atrás, o que foi uma pena porque depois vi o carro e não estava muito danificado. Ainda podíamos continuar.”
“Mas isto é um pormenor. Primeiro, preciso de parar de colocar carros no muro.”
Questionado sobre como pretendia recuperar do incidente até ao Grande Prémio da Hungria da próxima semana, Leclerc respondeu: “Acho que me vou fechar em casa… Só quero ficar em casa.”