Max Verstappen somou a sua sétima vitória da temporada e tirou partido do dramático abandono de Charles Leclerc em Paul Ricard para se isolar ainda mais na liderança do campeonato.
Verstappen, que se qualificou em segundo para o Grande Prémio de França, manteve a posição no arranque e pressionou o Ferrari de Leclerc durante a primeira fase da corrida.
Sem conseguir concretizar a ultrapassagem, o neerlandês dirigiu-se às boxes para descartar os pneus médios na 16ª volta, deixando Leclerc sozinho na frente da corrida.
No entanto, duas voltas depois, o monegasco da Ferrari perdeu o controlo do seu monolugar na 11ª curva do circuito, entrando em pião e imobilizando-se junto às barreiras.
O desastroso incidente marca a terceira vez que Leclerc é forçado a retirar-se de uma corrida quando se encontrava na liderança: o piloto da Scuderia já tinha abandonado em Baku e em Barcelona com problemas no seu monolugar.
Embora Lewis Hamilton, George Russell e Sergio Pérez tenham realizado as suas paragens durante o período de Safety Car causado pelo acidente de Leclerc, a corrida começou com Verstappen na cabeça do pelotão.
Daí em diante, o campeão em título controlou as operações e caminhou de forma imperturbável para a sua 27ª vitória na Fórmula 1.
Depois de ter ficado muito desanimada com a sua própria prestação na sessão de qualificação, a Mercedes apresentou um ritmo mais competitivo na corrida.
Hamilton alcançou um segundo lugar que representa o seu melhor resultado do ano até agora, enquanto Russell superou Pérez para assegurar o lugar mais baixo do pódio.
Carlos Sainz, que arrancou da 19ª posição devido a uma penalização por troca de componentes na sua unidade motriz, recuperou até ao quinto posto apesar de uma sanção relacionada com um ‘unsafe release’.
Fernando Alonso levou o carro da Alpine ao sexto posto, ao passo que Lando Norris repetiu o sétimo lugar que tinha garantido no Grande Prémio da Áustria.
Esteban Ocon terminou a sua corrida de casa em oitavo, diante do McLaren de Daniel Ricciardo e do Aston Martin de Lance Stroll, que fechou os lugares pontuáveis.
Zhou Guanyu, Nicholas Latifi, Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda juntaram-se a Leclerc na lista de abandonos em solo francês.
Classificação do Grande Prémio de França