Charles Leclerc diz que partilhar a pista com Arthur Leclerc no primeiro treino livre em Abu Dhabi será “muito especial” e defende que o seu irmão “merece” a oportunidade depois do trabalho “excecional” que realizou no simulador de Maranello.
O mais jovem dos monegascos fará a sua estreia numa sessão de um Grande Prémio de Fórmula 1 ao substituir Carlos Sainz no primeiro treino livre em Abu Dhabi.
Esta será a primeira vez que dois irmãos entrarão em pista como colegas de equipa na Fórmula 1.
“Só quero que ele tenha uma boa sessão”, disse Leclerc. “Falámos sobre isso, mas ele é meu irmão – não preciso de falar com ele para saber o que sente ou o que pensa e sei que vai fazer um bom trabalho.”
“Ele tem sido excecional no simulador este ano e tem-nos ajudado imenso. Vai ser um exercício muito bom correlacionar isso e vai ser um momento muito especial para ele. Por isso, espero que tudo corra bem e estou muito satisfeito.”
Leclerc acredita que o momento será particularmente especial tendo em conta o difícil percurso do seu irmão no desporto motorizado.
“Vai ser muito, muito, muito especial”, acrescentou.
“É muito especial porque também conheço todo o historial de como ele chegou lá, como nós chegámos lá. Obviamente, os nossos pais fizeram muitos sacrifícios para que ambos pudéssemos perseguir o nosso sonho. Ele teve de interromper esse sonho durante três ou quatro anos, porque o meu pai não conseguiu suportar o investimento que era necessário para ele continuar. E eu fui o único a continuar na família. O meu irmão mais novo queria fazer o mesmo que eu e recomeçou alguns anos mais tarde, quando fui apoiado pelo meu manager Nicolas Todt.”
“E vi como o meu pai ficou magoado quando teve de dizer ao Arthur que tinha de parar de correr porque não tínhamos meios financeiros para o fazer. Saber que amanhã ele vai estar no primeiro treino livre comigo será um momento muito especial – não só para nós os dois, mas penso que para toda a família.”
“Para a minha mãe, ela vai viajar para cá amanhã para ver o primeiro treino livre, por isso vai ser um momento muito emotivo, mas estou ansioso por isso. Ele merece-o e estou muito feliz por ele.”