Charles Leclerc, já confirmado como piloto da Ferrari em 2019, diz que Alexander Albon foi o piloto que mais o impressionou nas categorias de promoção e espera que o seu ex-colega de equipa assine pela Toro Rosso para a próxima temporada.
Albon ocupa a segunda posição na Fórmula 2 e está a lutar com George Russell e Lando Norris, dois pilotos que já têm um lugar confirmado na Fórmula 1 para 2019.
O britânico com ascendência tailandesa assinou um contrato para correr na Fórmula E com a Nissan mas não compareceu nos testes de pré-temporada da competição de monolugares elétricos, procurando ocupar um lugar ao lado de Daniil Kvyat em 2019.
Albon lutou com Leclerc pelo título da GP3 Series e os dois avançaram para a Fórmula 2 no início da temporada de 2017.
Quando lhe perguntaram se havia algum piloto contra quem competiu que merecesse uma oportunidade na Fórmula 1, Leclerc disse: “Não sei se ele não estará cá, mas para mim é o Alex Albon.”
“Ele era muito forte e espero que os rumores se confirmem e ele ocupe aquele lugar.”
Albon integrou a Red Bull Junior Team no início da sua carreira mas foi despromovido depois de um ano menos positivo na Fórmula Renault Eurocup, juntando-se depois à Lotus por três temporadas.
O piloto deverá trazer apoios financeiros da Tailândia e está em posição de substituir Brendon Hartley no próximo ano.
Já no Brasil, Franz Tost, diretor de equipa da Toro Rosso, não quis confirmar a contratação de Albon mas elogiou a prestação do piloto que venceu quatro corridas esta temporada.
“O Albon está em segundo no campeonato”, disse Tost. “Tenho de dizer que ele fez corridas muito boas na segunda metade da temporada, com algumas boas ultrapassagens à mistura.”