Charles Leclerc alcançou em Monza a sua oitava pole position da temporada e a primeira desde o Grande Prémio de França.
O piloto monegasco, que levou os Tifosi à loucura ao completar uma volta em 1:20.161, partilhará a primeira linha com… o sexto classificado George Russell.
Isto porque Max Verstappen, Carlos Sainz, Sergio Pérez e Lewis Hamilton, que ficaram com as restantes posições nos cinco primeiros, terão penalizações a cumprir na grelha de partida.
O terceiro lugar na grelha ficará, assim, para o McLaren de Lando Norris, que registou o sétimo melhor tempo, enquanto o outro McLaren de Daniel Ricciardo alinhará em quarto.
O AlphaTauri de Pierre Gasly e o Alpine de Fernando Alonso arrancarão de quinto e sexto, diante do Red Bull de Verstappen.
Na sua primeira qualificação na Fórmula 1, o neerlandês Nyck de Vries, chamado pela Williams para substituir Alex Albon, ficou com um muito positivo 13º lugar.
O campeão de 2019 da Fórmula 2 cometeu um erro que o impediu de lutar pelo acesso ao Q3, mas superou ainda assim o Williams do colega de equipa Nicholas Latifi.
A segunda fase da sessão ditou ainda as eliminações do Alpine de Esteban Ocon, do Alfa Romeo de Valtteri Bottas, do segundo C42 de Zhou Guanyu e do AlphaTauri de Yuki Tsunoda.
De fora na primeira fase da sessão ficaram, para além do Williams de Latifi, os Astons Martins de Sebastian Vettel e Lance Stroll e os Haas de Kevin Magnussen e Mick Schumacher.
Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio de Itália