Helmut Marko referiu que a Red Bull não realizará mais alterações no seu alinhamento de pilotos até ao final da temporada e explicou as razões que levaram a equipa a substituir Liam Lawson por Yuki Tsunoda após o Grande Prémio da China.
O percurso de Lawson como piloto da Red Bull teve a duração de apenas dois Grandes Prémios, uma vez que será Tsunoda a alinhar ao lado de Max Verstappen a partir da ronda de Suzuka.
Marko insiste que Lawson não foi despromovido e que o regresso à Racing Bulls poderá permitir que o neozelandês relance a sua carreira.
“Em primeiro lugar, ele não está a ser despromovido, está a mudar para o Racing Bulls, que é um carro muito competitivo e muito mais fácil de manusear do que o RB21”, afirmou. “A mudança aconteceu depois de um início que eu diria que foi bastante infeliz. Ele não rodou na terceira sessão de treinos na Austrália e foi aí que os problemas começaram. Isso afetou naturalmente a confiança do Liam.”
“Infelizmente, as coisas continuaram na China, que também teve uma corrida sprint. Portanto, mais uma vez, apenas uma sessão de treinos. E, ao mesmo tempo, temos de reconhecer que o RB21 é difícil de conduzir. Não é o carro mais rápido, e a diferença de desempenho continuou a aumentar.”
“Mas voltando ao tema da ‘despromoção’: falemos do Gasly. Mais tarde, voltou a estar em boa forma e é agora um piloto de grande sucesso nos Grandes Prémios com a Alpine. O mesmo se aplica ao Albon. Todos tiveram o mesmo destino ao lado do Max, mas recuperaram e voltaram a encontrar a sua forma num ambiente menos competitivo.”
Na mesma entrevista à imprensa alemã, Marko assegurou que Tsunoda estará aos comandos do carro da Red Bull até ao final da presente temporada.
“O Yuki Tsunoda vai terminar a temporada. O Yuki é um piloto rápido, sabemos disso, mas tem tido os seus altos e baixos. É por isso que pensámos que o Lawson era o melhor candidato. Mas o Yuki passou por uma transformação. Mudou a sua gestão e, nesta situação, esta era simplesmente a melhor opção.”
“Ele teve altos e baixos – lembro-me dos dois acidentes no México, por exemplo. Ele simplesmente não era tão estável como é agora. O Yuki está no seu quinto ano. E a experiência em condições tão difíceis é um fator enorme. O Yuki tem repetidamente enfatizado que ele é, na verdade, o homem certo para a Red Bull.”
Tsunoda realizou “duas ou três sessões” no simulador da Red Bull entre o Grande Prémio da China e o anúncio da decisão da equipa.
“Tivemos de agir rapidamente”, acrescentou Marko. “E tudo foi positivo. Também o feedback técnico, que muitas vezes foi acusado de não ter, de não compreender a parte técnica ou de não conseguir afinar um carro – isso também se revelou incorreto.”
Marko não negou que Verstappen ficou insatisfeito com uma troca tão prematura no alinhamento de pilotos da formação de Milton Keynes.
“Sim, ele expressou isso”, revelou Marko. “Mas nós explicamos ao Max que, para ele poder ganhar o campeonato, temos de fazer tudo o que está ao nosso alcance para ter dois carros no top 10.”