Helmut Marko deverá estar de saída da Red Bull após duas décadas ao serviço da equipa na Fórmula 1, enquanto Gianpiero Lambiase poderá afastar-se da função de engenheiro de corrida de Max Verstappen.
Durante o fim de semana do derradeiro Grande Prémio da temporada, várias fontes revelaram que Marko iria reunir-se com a administração da equipa para decidir se permaneceria no seu cargo para a temporada de 2026.
Quando lhe perguntaram após a corrida de Abu Dhabi se o seu futuro na Red Bull estava em dúvida, Marko respondeu: “Não está em dúvida, vou ter uma conversa e depois vejo o que faço.”
“É um conjunto complexo de coisas diferentes. Tenho de dormir sobre o assunto e depois veremos.”
Entretanto, órgãos de comunicação como o Telegraph e o Bild avançaram esta segunda-feira que a decisão estará tomada, reportando que Marko deverá abandonar definitivamente o seu papel no final de 2025.
Sobre as emoções de Lambiase, Verstappen referiu após a corrida: “Foi um ano emocionante. Deixando os resultados de lado, não quero entrar em muitos detalhes, mas foi difícil. Mas estou muito feliz por poder trabalhar com alguém tão apaixonado. Claro, ele é o meu engenheiro de corrida, mas considero-o um amigo. Passámos por muitas coisas emocionantes juntos e conquistas fantásticas.”
“Tenho a certeza de que estava um pouco emocionado depois da bandeirada de xadrez. Por isso, estou ansioso por ir embora daqui e falar com ele, porque não foi fácil para ele em alguns momentos. Estou muito orgulhoso por poder trabalhar com alguém tão bom. Um verdadeiro exemplo de alguém que nunca desistiu esta temporada, mesmo nos momentos difíceis.”






