Michael Masi, diretor de corrida da Fórmula 1, diz que a queixa de Toto Wolff sobre Nikita Mazepin durante o Grande Prémio de Espanha foi uma ocorrência “muito rara”.
Durante a transmissão da corrida de Barcelona, a Fórmula 1 divulgou pela primeira vez uma comunicação rádio entre um diretor de equipa e a direção de corrida, com Toto Wolff a queixar-se do facto de Nikita Mazepin estar a bloquear Lewis Hamilton no momento em que se preparava para ser dobrado pelo britânico.
De acordo com Masi, o diretor de equipa da Mercedes não tem por hábito utilizar o rádio para manifestar o seu desagrado com situações que acontecem nas corridas: “Não, para ser justo, muito raramente ouço o Toto no rádio do controlo de corrida”.
Masi explicou que a transmissão das comunicações rádio entre as equipas e a direção de corrida foi um dos temas discutidos nas mais recentes reuniões da Comissão da Fórmula 1.
“É uma das inovações trabalhadas pela FIA em conjunto com a Fórmula 1”, disse Masi. “Na verdade, surgiu através de uma discussão numa reunião da Comissão da Fórmula 1 no ano passado.”
“Assim, os espetadores puderam ouvir na transmissão as comunicações entre a FIA e as equipas, que é uma parte regular do que fazemos operacionalmente. Ontem foi a primeira vez.”
“O Grupo da Fórmula 1 tem vindo a fazer alguns ensaios nos bastidores. Todas as equipas foram avisadas e este fim de semana foram para o ar em direto pela primeira vez.”