Christian Horner afirma que a Red Bull “precisa desesperadamente” que Sergio Pérez exerça pressão sobre os pilotos da Mercedes mas acredita que o mexicano será capaz de cumprir esse objetivo assim que ganhar mais confiança com o carro da equipa.
Pérez, que não tinha ido além do oitavo lugar na qualificação, ascendeu ao sexto posto na primeira volta e viu a sua progressão ser travada pelo McLaren de Daniel Ricciardo, ganhando a posição ao australiano após uma longa batalha para cruzar a linha de meta em quinto.
O facto de o piloto mexicano ter estado arredado da luta pelas posições cimeiras permitiu que a Mercedes adotasse uma estratégia mais agressiva e parasse Lewis Hamilton pela segunda vez.
Sem perder a posição para Pérez em Barcelona, Hamilton regressou à pista apenas atrás de Valtteri Bottas e conseguiu tirar partido dos pneus em melhores condições para recuperar a desvantagem sobre Max Verstappen e ultrapassar o holandês antes do final da corrida.
“Penso que as coisas se estão a compor para ele”, disse Horner sobre Pérez. “Ele teve um dia menos bom na qualificação.”
“Ele estava comprometido atrás do Daniel na corrida, obviamente, e depois não conseguiu avançar numa pista onde é tão difícil ultrapassar.”
“Claro que precisámos desesperadamente que ele esteja nessa diferença para que a Mercedes não tenha as opções estratégicas que teve nesta corrida. Mas estou convencido de que isso acontecerá com o Checo à medida que ele for encontrando mais confiança e tempo no carro.”