Michael Masi, diretor de corrida da Fórmula 1, negou as sugestões de pilotos como Lewis Hamilton e Valtteri Bottas de que a segurança tinha sido comprometida no reinício da corrida após o Safety Car, garantindo que o timing da decisão de apagar as luzes não contribuiu para o acidente.
Uma colisão em plena reta da meta no reinício de corrida após um período de Safety Car ditou o abandono de quatro pilotos, com alguns carros a regressarem ao ritmo normal quando Valtteri Bottas ainda rodava lentamente na frente.
Hamilton justificou o incidente com o facto de o Safety Car ter indicado demasiado tarde que iria regressar às boxes nessa volta: “Eles estão obviamente a tentar tornar as coisas mais entusiasmantes, mas no final de contas, vimos hoje que isso pôs pessoas em risco.”
Bottas afirmou que a Mercedes já tinha levantado preocupações em relação à situação ainda antes da corrida, “mas disseram que basicamente vão continuar a fazê-lo porque é melhor para o espetáculo.”
“Absolutamente não”, disse Masi. “Do ponto de vista da FIA, a segurança é primordial, ponto final. Fim da história.”
“Na minha qualidade de diretor de corrida, é aí que se situa o meu papel de integridade e segurança desportiva. E qualquer pessoa que digo o contrário está a ser bastante ofensiva.”
“Eles podem criticar tudo o que quiserem, se olharmos para a distância entre o local onde as luzes foram apagadas e a linha de meta, provavelmente não é diferente, ou até é mais longa, do que em várias outras pistas.”
“No final do dia, as luzes do Safety Car apagam-se onde se apagam, o Safety Car está na via das boxes, temos os 20 melhores pilotos do mundo e, como vimos na corrida da Fórmula 3, os pilotos jovens tiveram um reinício muito, muito semelhante ao que estava a acontecer na Fórmula 1 e lidaram bastante bem, sem incidentes.”






