Fórmula 1

McLaren já trabalha no MCL34 para a temporada de 2019

A McLaren revelou que já está a trabalhar no MCL34 de 2019 e detalhou os passos que estão na origem do início do processo de construção de um monolugar de Fórmula 1.

Quatro dos MCL33 construídos estão a percorrer o mundo e a completar a temporada de 2018 a milhares de quilómetros do local onde foram concebidos, o McLaren Technology Centre.

Porém, na sua ausência, os designers, engenheiros e colaboradores começaram a trabalhar no seu sucessor, o MCL34, que já foi alvo de milhares de horas de desenvolvimento antes da estreia na próxima temporada.

O primeiro passo na construção de qualquer carro é fabricar a monocoque, uma célula de sobrevivência em fibra de carbono que acolhe o piloto, o tanque de combustível e a bateria de recuperação de energia.

Este extremamente complexo e caro componente – a McLaren constrói apenas quatro por temporada – representa a tarefa mais complicada do ano para o departamento.

Gerry Higgins, chefe do departamento de manufatura da McLaren, explica: “Cerca de um mês antes de iniciarmos a produção da primeira monocoque, recebemos os primeiros esboços detalhados da equipa de designers e fazemos uma primeira reunião do projeto.”

“Nessa reunião, revemos o programa do ano passado e discutimos o que aprendemos, o que não resultou tão bem, o que devemos evitar e como podemos melhorar.”

Num trabalho tão exigente como este, é normal que surjam dificuldades. Para Higgins e a sua equipa, errar simplesmente não é uma opção, já que causaria enormes problemas práticos e logísticos a uma parte crítica e rigorosa no programa de pré-temporada.

“O nível de complexidade envolvido na construção de uma monocoque geralmente aumenta de um ano para o seguinte”, afirma Higgins. “Uma grande parte disso é proveniente das tentativas de diminuir o peso e aumentar a resistência.”

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Últimas Notícias

Fundado em 2012, o F1PT surgiu com a missão de levar toda a informação sobre o mundo da Formula 1 aos portugueses e países de língua portuguesa.

Com o objetivo de sermos líderes na cobertura do pináculo do desporto motorizado, comprometemos-nos a apresentar o máximo de conteúdo disponível nunca sacrificando a qualidade do mesmo.

Disclaimer

F1PT is not affiliated with Formula 1, Formula One Management, Formula One Administration, Formula One Licensing BV, Formula One World Championship Ltd or any other organisation or entity associated with the official Formula One governing organisations or their shareholders.

Copyrighted material used under Fair Use/Fair Comment.

Facebook

Copyright © 2017 F1PT.

Topo