James Key, diretor técnico da McLaren, concedeu uma atualização em relação à forma como a equipa está a trabalhar para acomodar o motor Mercedes no MCL35M, designação pela qual será conhecido o carro do próximo ano.
Embora esta seja a terceira vez que a McLaren troca de fornecedor desde o início da era híbrida, a equipa afirma que ainda mantém uma boa relação com a Mercedes, construtor que equipou os seus carros entre 1995 e 2014.
“Parece ter quase retomado onde parou”, disse Key sobre a parceria. “Eles partilharam muito rapidamente toda a informação de que precisamos. Têm estado abertos a perguntas, sugestões e ideias.”
Inicialmente, a McLaren planeava que a mudança para os motores da Mercedes coincidisse com a introdução dos novos monolugares, mas por razões relacionadas com a redução de custos, essa revolução regulamentar acabou por ser adiada para 2022.
Como os monolugares serão essencialmente os mesmos em termos de chassis no próximo ano, as equipas estarão limitadas nas evoluções que poderão introduzir, sendo obrigadas a cumprir o sistema de tokens – que, no caso da McLaren, será totalmente direcionado para a instalação do motor da Mercedes.
O facto de as fábricas terem encerrado durante o período de confinamento também atrasou os planos da McLaren, com Key a admitir que “a Mercedes sabe que estamos sob pressão e sob um curto período de tempo, também por causa da incapacidade de trabalhar no projeto no início do ano”.
“Por isso, começou muito bem, temos feito alguns testes de investigação e desenvolvimento nas instalações deles para nos certificarmos de que os nossos sistemas são instalados de uma forma que funcione para ambos.”
De acordo com Key, o processo de acomodar o motor da Mercedes no MCL35M tem sido “bastante normal”: “Existem algumas diferenças fundamentais entre a forma como as unidades de potência são colocadas, mas na realidade é apenas um caso de pegar nela e instalá-la devidamente.”
“Por isso, nenhuma surpresa desagradável, nenhum ponto negativo. Tem sido tudo bastante normal e até surgiram algumas surpresas agradáveis em alguns casos.”
“É o carro atual com um motor Mercedes, basicamente. Há algumas alterações necessárias pela forma do motor em comparação com o deste ano, mas não é fundamentalmente diferente.”



![[FOTOS] Audi revela o seu design para 2026](https://www.f1pt.pt/wp-content/uploads/2025/11/A251797_large-120x86.jpg)


