Frank Williams, fundador da Williams e diretor de equipa da formação britânica durante mais de meio século, faleceu este domingo aos 79 anos.
Fundando a Williams em 1977 após uma breve carreira como piloto e mecânico, o britânico afastou-se da gestão ativa da empresa em 2013 e entregou essa pasta à sua filha Claire Williams.
Sir Frank, que ficou paralisado na sequência de um acidente de viação em 1986, deixou de marcar presença nos Grandes Prémios em 2016, quando lutou contra uma pneumonia, e esteve internado no hospital em Dezembro do ano passado.
“É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipa pode confirmar a morte de Sir Frank Williams, fundador e antigo diretor de equipa da Williams Racing, aos 79 anos de idade”, lê-se num comunicado emitido pela Williams.
“Após ter sido internado no hospital na sexta-feira, Sir Frank faleceu pacificamente esta manhã rodeado pela sua família.”
“Hoje prestamos homenagem à muito amada e inspiradora referência. Sentiremos muito a falta de Sir Frank. Pedimos a todos os amigos e colegas que respeitem os desejos de privacidade da família Williams neste momento.”
Stefano Domenicali, diretor executivo da Fórmula 1, acrescentou. “A Claire telefonou-me esta manhã para me informar da muito triste notícia de que o seu amado pai, Frank Williams, tinha falecido.”
“Ele era um verdadeiro gigante do nosso desporto que ultrapassou o mais difícil dos desafios da vida e lutou todos os dias para vencer dentro e fora de pista. Perdemos um membro muito amado e respeitado da família da Fórmula 1 e sentiremos imensa falta dele.”
“As suas incríveis conquistas e a sua personalidade ficarão para sempre gravadas no nosso desporto. Os meus pensamentos estão com toda a família e amigos neste momento triste.”