Lando Norris acredita que se poderia ter qualificado mais à frente na grelha de partida caso não tivesse sido bloqueado por Nikita Mazepin na sessão de qualificação em Barcelona.
O piloto britânico viu-se forçado a recorrer a um segundo jogo de pneus para garantir a passagem ao Q2 após ter sido prejudicado por Mazepin na sua primeira volta rápida do Q1.
Norris, que se qualificou em nono e dois lugares atrás do seu colega de equipa, afirma que a sua posição na grelha de partida não representa o potencial do monolugar da McLaren em Barcelona.
“Sinto que isso acabou por me custar a qualificação hoje”, disse Norris em relação ao incidente com Mazepin. “O carro estava bom. Sinto que não fiz um mau trabalho.”
“Tive apenas um tipo que me bloqueou muito, o que significa que tive de utilizar o meu segundo jogo de pneus. E quando há milésimos e centésimos a separar, queremos todas as oportunidades de melhorar e não podemos cometer erros.”
“Quando isso te acontece e só ficas com um jogo de pneus para atacar… Isso definitivamente custou-nos hoje. Portanto, é um pouco irritante, porque sinto que podíamos ter ficado em quinto ou sexto.”
Norris, que guardou o seu derradeiro jogo de pneus macios novos para a segunda tentativa no Q2, diz ter perdido alguns décimos de segundo com a gravilha atirada por Sergio Pérez para a pista.
“Havia um pouco de gravilha na Curva 13”, explicou. “Disseram-me que o Pérez tinha feito um pião ali.” “Portanto, acho que fui o primeiro a passar por lá e tive azar porque havia alguma sujidade na pista e perdi uns décimos.”