Lando Norris acredita que a “estúpida” regra que permitiu a Lance Stroll mudar de pneus durante o período de bandeira vermelha lhe custou a possibilidade de subir ao pódio em Monza.
O piloto da McLaren superou Valtteri Bottas no arranque e rodou em terceiro durante a primeira metade da corrida, mas após o período de bandeira vermelha reiniciou atrás de Pierre Gasly, Antonio Giovinazzi e Lance Stroll, com o canadiano da Racing Point a ser o único que não tinha realizado uma paragem nas boxes.
No entanto, Stroll tirou partido da regra que permite aos pilotos mudar de pneus durante a bandeira vermelha e não precisou de se dirigir às boxes na segunda metade da corrida, terminando à frente de Norris e garantindo o terceiro posto no Grande Prémio de Itália.
“Penso que a única razão pela qual não estive no pódio foi porque o Stroll beneficiou de uma paragem de borla”, disse Norris. “O que é uma regra um pouco estúpida, porque eles recebem isso de borla e acabam por não merecer.”
“Penso que devia ser retirada. Acho que tivemos dois exemplos, temos o Gasly que parou antes e ficou à frente com a bandeira vermelha. Ele estava lá, portanto foi justo, não se pode fazer nada quanto a isso.”
“Mas para alguém que simplesmente não parou, ganhou 24 segundos sem fazer nada. Ele ainda devia ter de parar, a responsabilidade é dele por ainda não terem parado. Podes ter sorte ao fazer o que o Pierre fez, mas acho que isso é justo.”
“Mas essa de não parar para cumprir a paragem obrigatória é uma coisa que eu não acho que esteja certa.”