Lando Norris afirmou que os pilotos “não se importam o suficiente” com os bloqueios aos rivais nas sessões de qualificação e sugeriu a imposição de penalizações mais severas para essas situações.
Em Singapura, Max Verstappen recebeu apenas uma reprimenda por ter bloqueado o AlphaTauri de Yuki Tsunoda na segunda fase da qualificação.
O piloto neerlandês acabaria por receber uma segunda reprimenda pelo facto de ter imobilizado o seu carro no final da via das boxes para criar um espaço antes de entrar em pista.
Depois de Pierre Gasly ter referido que tentará perceber junto da Federação Internacional do Automóvel as razões pelas quais Verstappen não foi penalizado, também Norris se mostrou desagrado com os critérios dos comissários desportivos.
“Não quero falar muito, porque só vou criar polêmica”, disse Norris quando questionado sobre os incidentes de Singapura. “Mas acho que bloquear alguém em pista devia ser penalizado. Ele bloqueou alguém.”
“Não depende apenas da equipa. Sei que a equipa recebeu a multa no final do dia, mas também deveria ser responsabilidade do piloto olhar pelos espelhos e ver se há alguém lá.”
“Não tens mais nada para fazer a volta inteira a não ser olhar pelos espelhos, e parece que muitas pessoas têm dificuldade em fazer isso.”
“Penso que deveria haver penalizações mais severas por bloquear pessoas, porque muitas pessoas fazem isso. Isso estraga a tua volta, estraga a tua qualificação, tirou o Yuki da qualificação e ele tinha sido o mais rápido no Q1.”
“Simplesmente parece que ninguém se importa o suficiente. E isso aconteceu muito nesta temporada, já aconteceu comigo algumas vezes, principalmente com algumas equipas.”
“Mas também cabe ao piloto olhar pelo espelho. Não tens mais nada para fazer a não ser carregar no botão de recarga e olhar pelo espelho e as pessoas parecem ter dificuldade para fazer isso na Fórmula 1, o que é uma surpresa.”