Lando Norris incorreu numa penalização de cinco lugares na grelha de partida por não ter abrandado o suficiente quando as bandeiras amarelas foram mostradas no final do Q1.
O incidente em questão está relacionado com a saída de pista de Nicholas Latifi e, embora Norris tenha reduzido a velocidade quando passou pelo Williams, o seu tempo acabou por ser melhorado, o que ditou uma queda de 11º para 16º na grelha.
“O carro quatro [Norris] abordou a Curva 8 enquanto estavam a ser mostradas duplas bandeiras amarelas pelo carro seis [Latifi]”, explicaram os comissários.
“A telemetria mostra que o carro quatro desacelerou no setor e voltou à velocidade normal após o incidente. O piloto do carro quatro perguntou então à sua equipa se deveria abortar a volta, mas foi-lhe dito para ficar em pista por causa das condições que mudavam rapidamente.”
“O carro quatro completou a volta, que acabou por ser a sua volta mais rápida do Q1. Embora os comissários reconheçam que o carro quatro não estava a tentar estabelecer uma volta rápida, devido às mudanças nas condições da pista, ele fê-lo, portanto violou os regulamentos mencionados.”