Está confirmada a primeira pole position da carreira de Lance Stroll! O piloto canadiano foi investigado pelos comissários desportivos mas acabou por não incorrer numa penalização em Istambul.
O piloto da Racing Point estava sob investigação por ter ignorado a bandeira amarela mostrada durante a fase final da sessão de qualificação, quando o seu colega de equipa entrou em pião na Curva 7.
Embora as condições da pista não tenham permitido que os tempos fossem analisados, os comissários chegaram à conclusão de que Stroll abrandou através da telemetria do seu carro.
“O carro 18 [Stroll] abordou a Curva 7 com uma bandeira amarela mostrada no setor devido à presença do carro 11 [Sergio Pérez] no exterior da curva”, lê-se no comunicado dos comissários desportivos.
“Pela telemetria, o carro 18 claramente saiu do acelerador, abrandou na abordagem à curva e acelerou quando se afastou do incidente.”
“Os tempos do setor não mostram claramente isto, já que a pista estava a secar rapidamente e cada volta era mais rápida do que a anterior.”