Lando Norris acredita que a McLaren tinha o carro mais rápido da corrida em Barcelona e diz que o facto de não ter feito um trabalho suficientemente bom na primeira volta o impediu de triunfar pela segunda vez na Fórmula 1.
O piloto britânico garantiu a pole position ao superar Max Verstappen por escassos 20 milésimos de segundo na sessão de qualificação do Grande Prémio de Espanha.
Embora considere que a Red Bull dispunha do carro mais competitivo em condições de qualificação, Norris está convicto de que a McLaren teve um carro mais veloz na corrida.
No entanto, o facto de ter caído para a terceira posição na primeira curva condicionou toda a sua corrida, obrigando-o a rodar no ar sujo de outros carros enquanto tentava reduzir a diferença para a dianteira.
Norris emergiu da sua última paragem nas boxes cerca de oito segundos atrás de Verstappen e cruzou a linha de meta com dois segundos de desvantagem face ao neerlandês.
“Tínhamos um bom carro e eu não o maximizei”, disse Norris. “Acho que tínhamos o carro mais rápido. Mas perdi no arranque e depois não consegui ultrapassar o George no primeiro stint. Acho que tínhamos facilmente o melhor carro hoje, mas não fiz um trabalho suficientemente bom no arranque e isso custou-me tudo.”
“Ontem, o Red Bull era mais rápido. Não me interessa o que as pessoas dizem. Hoje, tínhamos o carro mais rápido. É um facto. Acho que fomos os mais rápidos em pista.”
“Só não fiz um trabalho suficientemente bom no arranque. E isso custou-me tudo. Da segunda curva em diante, acho que não podia ter feito muito mais. Como equipa, seguimos a estratégia perfeita. Fiquei muito satisfeito com o que fizemos.”
Quando lhe perguntaram se o facto de ter subido ao segundo lugar no campeonato atenuava a sua frustração, Norris respondeu: “Não me interessa a posição. O que me interessa é a diferença para o primeiro lugar, que aumentou. Por isso, estou frustrado. Perdi a corrida para o Max e ele é o líder do campeonato.”