Max Verstappen considera que ultrapassar Lando Norris na primeira volta do Grande Prémio de Espanha foi crucial para a sua vitória e afirma que a Red Bull precisa de melhorar e voltar a tornar o seu carro mais rápido do que a concorrência.
O piloto neerlandês arrancou do segundo posto para a corrida deste domingo após ter terminado 20 milésimos de segundo atrás de Norris na sessão de qualificação.
Verstappen conseguiu ultrapassar o britânico da McLaren na primeira curva, mas foi superado pelo Mercedes de George Russell, mantendo assim a segunda posição.
Com um ritmo mais competitivo do que Russell, o tricampeão acabaria por consumar a ultrapassagem e assumir a liderança no início da terceira volta da corrida.
Norris, por sua vez, foi forçado a realizar uma corrida de recuperação na sequência do seu mau arranque. O agora segundo classificado no campeonato reduziu progressivamente a diferença para Verstappen na fase final da corrida, mas viu o seu adversário conquistar o triunfo por cerca de dois segundos.
“Estou muito satisfeito”, disse Verstappen. “Conseguir a liderança na segunda volta fez a minha corrida.”
“Eles foram definitivamente um pouco mais rápidos e melhores com os pneus, o que é um pouco preocupante. Não é o que gostas de ver, mas como equipa acho que operámos muito bem hoje. Maximizámos tudo o que tínhamos.”
“Obviamente, é entusiasmante, mas eu só penso em mim próprio e não no desporto. Quero mais desempenho porque não somos os mais rápidos neste momento.”
“Coloquei-me numa posição mais confortável por causa daquele primeiro stint. Se eu não tivesse ultrapassado o Lando no arranque, acho que teria sido segundo hoje”