Esteban Ocon acredita que a regra introduzida com o objetivo de evitar que os pilotos rodem demasiado devagar nas voltas de saída das boxes “tornou as coisas piores” na qualificação em Monza.
Com o intuito de evitar o caótico episódio do tráfego que marcou a qualificação do ano passado em solo italiano, a FIA estabeleceu um tempo máximo que os pilotos tiveram de cumprir nas voltas de saída das boxes.
No entanto, no final da primeira sessão de qualificação, os pilotos entraram muito próximos uns dos outros na derradeira tentativa, com Ocon a ser mesmo forçado a defender-se dos ataques do Alfa Romeo de Kimi Raikkonen no primeiro setor.
“Estávamos basicamente a correr por posição”, disse Ocon. “O Q1 foi mais corrida do que qualificação, portanto não foi bom”
“Obviamente, com a nova regra é apertado, e estamos a tentar conseguir um bom espaço para o carro da frente, o que é normal. Obviamente, o Kimi estava a lutar. Sabia que as nossas voltas estariam arruinadas se ele entrasse no interior e me ultrapassasse, portanto fiz o que tinha de fazer, que é manter o carro à frente.”
“Para ser honesto, penso que a nova regra tornou as coisas piores do que eram antes. Precisamos de rever no próximo briefing de pilotos o que podemos fazer melhor.”