Faltam precisamente dois meses para que pilotos e equipas entrem em ação no primeiro dia de testes de inverno da Fórmula 1 em Barcelona. No entanto, em Janeiro e Fevereiro os motores não param e são muitas as competições que darão início às suas temporadas de 2021 neste período, seja nas pistas, nas montanhas ou no deserto. Confira aqui uma espécie de guia de sobrevivência para os fãs de desporto motorizado durante a ‘off-season’.
Janeiro
Dakar
Data: 2 a 15 de Janeiro
Transmissão: Resumos diários | Eurosport e Red Bull TV
Com partida e chegada em Jeddah, cidade que no mês de Novembro receberá pela primeira vez um Grande Prémio de Fórmula 1, a 43ª edição do Dakar será a segunda realizada no deserto da Arábia Saudita.
Em termos de luta pela vitória na classe dedicada aos carros, os Mini JCW Buggy de Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel e as Hilux da Toyota Gazoo Racing deverão levar vantagem face aos pilotos privados e aos estreantes da Bahrain Raid Extreme, que marcarão presença com dois protótipos da Prodrive conduzidos por Sébastien Loeb e Nani Roma.
Outro motivo de interesse desta maratona de 12 etapas é a participação de 16 portugueses, com a bandeira nacional a estar representada em quase todas as categorias: carros, motos, camiões e SSV.
12 Horas do Golfo
Data: 9 de Janeiro
Transmissão: YouTube
Originalmente agendada para o mês de Dezembro, a edição de 2020, que se deveria realizar em Abu Dhabi, foi adiada para o início de 2021 para que o Circuito de Yas Marina pudesse acolher o fecho do Mundial de Fórmula 1.
O Circuito Internacional do Bahrain substituirá o traçado de Yas Marina para receber um evento que contará com um plantel de dezenas de carros das categorias GT3 e GT4 e onde o destaque irá naturalmente para o Ferrari 488 GT3 do italiano Valentino Rossi.
Rali de Monte Carlo

Data: 21-24 Janeiro
Transmissão: Sport TV, WRC+ e Red Bull TV
Com menos quilómetros do que o habitual e sem classificativas noturnas, mas com a mesma emoção de sempre. Embora o figurino da prova tenha sido alterado para ir ao encontro das exigências das autoridades de saúde regionais, a neve e o gelo presentes nas montanhas do principado do Mónaco proporcionarão certamente um exigente desafio na prova que marcará o início da parceria entre o WRC e a Pirelli.
Sébastien Ogier, heptacampeão do mundo de ralis, parte em busca do oitavo título naquela que será a sua última temporada no campeonato, mas enfrentará a forte oposição de Ott Tänak, Thierry Neuville, Elfyn Evans e Kalle Rovanperä, estrela em ascensão que se estreou neste patamar em 2020.
24 Horas de Daytona
Data: 30-31 Janeiro
Transmissão: IMSA TV
Carros das categorias DPi, LMP2, LMP3, GT Le Mans e GT Daytona partilharão a pista na 59ª edição da mítica prova norte-americana.
Kevin Magnussen, que se despediu da Fórmula 1 em 2020, iniciará em Daytona um novo capítulo da sua carreira ao correr pela Chip Ganassi num campeonato repleto de ex-pilotos do ‘Grande Circo’.
O português Filipe Albuquerque, vencedor da edição de 2018 da prova, terá este ano uma nova arma para lutar pela vitória à geral, uma vez que trocou a Cadillac pela Acura e dividirá o carro com novos colegas de equipa: Helio Castroneves, Alexander Rossi e Ricky Taylor.
Chase Elliott, campeão em título da NASCAR, estrear-se-á nas corridas de resistência ao ocupar o lugar de Albuquerque no Cadillac da Action Express, ao passo que Jimmie Johnson, sete vezes vencedor do campeonato de stock cars, estará ao volante do outro carro da equipa.
Uma novidade para a edição de 2021 é a introdução de uma corrida de qualificação que se disputará no fim de semana anterior e terá a duração de 100 minutos.
Fevereiro
Daytona 500
Data: 14 de Fevereiro
Transmissão: Sport TV
É uma corrida que está para a NASCAR como as 500 Milhas de Indianápolis estão para a IndyCar Series.
Para além marcar o início da longa temporada de 2021 do campeonato norte-americano, a prova é considerada a mais importante do ano e representa o primeiro confronto entre 40 pilotos e carros de três marcas: Chevrolet, Toyota e Ford.
E-Prix de Diriyah

Data: 26-27 Fevereiro
Transmissão: Eurosport
O adiamento da dupla ronda de Santiago, no Chile, fará com que o campeonato da Fórmula E se inicie um mês e meio depois do previsto, na Arábia Saudita.
No último fim de semana de Fevereiro, o traçado citadino de Diriyah receberá duas corridas noturnas, algo que nunca tinha acontecido na história do campeonato de monolugares elétricos.
Um plantel de 12 equipas e 24 pilotos está confirmado para a temporada em que António Félix da Costa tentará repetir o título alcançado em 2019/2020.
Mount Panorama 500
Data: 27-28 Fevereiro
Transmissão: Sport TV
Duas corridas de 250 quilómetros no espetacular traçado de Bathurst darão início à temporada de 2021 do competitivo e entusiasmante Campeonato Australiano de Supercars, competição que partilhará a pista com a Fórmula 1 no fim de semana do Grande Prémio da Austrália.
Campeonatos
Campeonato Asiático de Fórmula 3
Data: Janeiro-Fevereiro
Transmissão: YouTube e Red Bull TV
Por estar associado à Federação Internacional do Automóvel, este campeonato de inverno tem ganho particular relevância nos últimos anos, atraindo muitos pilotos de Fórmula 2 e Fórmula 3 que procuram amealhar pontos para a superlicença da Fórmula 1.
Em 2020, o brasileiro Pietro Fittipaldi inscreveu-se no campeonato com esse mesmo propósito e acabou por garantir pontos que o permitiram estrear-se na Fórmula 1 para substituir um lesionado Romain Grosjean na Haas nas corridas do Bahrain e de Abu Dhabi.
Composta por cinco rondas disputadas entre Janeiro e Fevereiro, a temporada de 2021 deslocar-se-á apenas a dois traçados: Dubai e Yas Marina.
Entre os nomes já confirmados está Zdenek Chovanek, jovem venezuelano de origem checa que reside em Portugal e compete com licença portuguesa, dispondo de um currículo que inclui participações no campeonato nacional de Karting e na Fórmula 4 Italiana.
Toyota Racing Series

Data: Janeiro-Fevereiro
Transmissão: Motorsport.tv
Com apoio técnico e financeiro da Toyota Nova Zelândia, este é outro campeonato de Fórmula 3 que atribui pontos para a superlicença.
Restrições relacionadas com a pandemia resultaram num calendário de apenas três provas, que se iniciará no penúltimo fim de semana de Janeiro com a realização do prestigiado Grande Prémio da Nova Zelândia.
No passado, o evento foi ganho por muitos nomes relacionados com a Fórmula 1: Stirling Moss, Bruce McLaren, Jackie Stewart, Keke Rosberg, Lance Stroll e Lando Norris são alguns exemplos.
Drive To Survive 3
Embora a data de lançamento da terceira temporada da série Drive to Survive ainda não seja conhecida, é expectável que os episódios referentes à época de 2020 sejam disponibilizados antes do Grande Prémio da Austrália, à semelhança do que aconteceu nos anteriores.
Produzida pela Netflix em colaboração com a Fórmula 1, a terceira temporada da série promete oferecer uma perspetiva única de momentos inesquecíveis, como as estreias de Pierre Gasly e Sergio Pérez no lugar mais alto do pódio, os recordes batidos por Lewis Hamilton ou o assustador acidente de Romain Grosjean no Grande Prémio do Bahrain.