Os Grandes Prémios da Holanda, de Espanha e do Mónaco foram adiados devido ao estado de pandemia global provocado pelo surto de coronavírus, o que significa que a temporada de 2020 da Fórmula 1 não começará antes do mês de Junho.
O anúncio do adiamento das três corridas marcadas para o mês de Maio surge na sequência do cancelamento do Grande Prémio da Austrália, cuja realização se tornou impossível após a deteção de um infetado no seio da McLaren.
Depois de ter confirmado que as corridas do Bahrain, do Vietname e da China não se realizariam na data prevista, a Fórmula 1 revelou hoje uma decisão que parecia inevitável e que fará com que o campeonato não se inicie antes do Grande Prémio do Azerbaijão.
“A Fórmula 1, a FIA e os três promotores tomaram estas decisões com o intuito de assegurar a saúde e segurança de todos os colaboradores, participantes e fãs do campeonato”, lê-se no comunicado emitido esta tarde. “Essa continua a ser a nossa principal preocupação.”
Os responsáveis pelos três Grandes Prémios permanecem interessados em realizar as corridas em 2020 e estudarão a partir de agora a possibilidade de encontrar novas datas para os eventos.
No mesmo comunicado, a Fórmula 1 e a FIA afirmaram a intenção de dar início à temporada de 2020 “assim que for seguro fazê-lo depois de Maio”.