Oscar Piastri foi esta terça-feira anunciado pela Alpine como o substituto de Fernando Alonso para a temporada de 2023.
O australiano de 21 anos, que conquistou a Fórmula Renault Eurocup em 2019, a Fórmula 3 em 2020 e a Fórmula 2 em 2021, será finalmente promovido à Fórmula 1 para fazer parceria com Esteban Ocon.
Piloto de reserva da Alpine desde o início do ano, Piastri está a realizar um intensivo programa de testes com o monolugar de 2021 da marca francesa.
O anúncio da Alpine surge um dia depois de a Aston Martin ter comunicado que será Alonso a ocupar o lugar de Sebastian Vettel na sua estrutura.
“O Oscar é um talento brilhante e raro”, disse Otmar Szafnauer, diretor de equipa da Alpine. “Estamos orgulhosos por ter alimentado e apoiado esse talento durante o seu percurso nos difíceis caminhos das fórmulas de promoção.”
“Através da nossa colaboração ao longo dos últimos quatro anos, acompanhámos o seu desenvolvimento e amadurecimento até se tornar um piloto mais do que capaz de dar o passo para a Fórmula 1.”
“Como nosso piloto de reserva, ele acompanhou a nossa equipa na pista, na fábrica e nos testes, mostrando maturidade, promessa e rapidez para assegurar a sua promoção ao lugar ao lado do Esteban.”
“Acreditamos que esta dupla nos dará a continuidade de que precisamos para alcançar o nosso objetivo a longo prazo de lutar por vitórias e campeonatos.”