Está confirmado o tão esperado regresso! 24 anos depois, o Grande Prémio de Portugal volta a integrar o calendário da Fórmula 1.
O Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, será no dia 25 de Outubro palco da 13ª ronda da temporada de 2020, confirmou esta sexta-feira a Fórmula 1.
O circuito começou a ser apontado ao calendário de 2020 da Fórmula 1 no final do mês de Março, quando recebeu a homologação de Grau 1 por parte da Federação Internacional do Automóvel.
No entanto, apesar de ter sido distinguido com o grau máximo do órgão que governa o desporto motorizado mundial, o circuito de 4.864 km precisará de se adaptar aos padrões exigidos pela Fórmula 1 e será, por isso, totalmente reasfaltado.
Recorde-se que o traçado algarvio acolheu os testes de pré-temporada de algumas equipas da Fórmula 1 em 2008 e 2009, logo após ter sido inaugurado, mas fatores como a falta de aderência do novo asfalto e as condições climatéricas pouco favoráveis levaram a que os circuitos espanhóis de Jerez e Barcelona fossem os escolhidos para os anos seguintes.
Mais recentemente, equipas como a Mercedes e a McLaren utilizaram o circuito para levar a cabo testes privados com jovens pilotos. Lando Norris, atual piloto da equipa britânica, estreou-se ao volante de um monolugar de Fórmula 1 numa dessas sessões, em 2017.
Esta será a quarta pista a receber um Grande Prémio de Portugal na história da Fórmula 1, depois das corridas na Boavista (1958 e 1960), em Monsanto (1959) e no Estoril (1984-1996).
O Circuito de Imola, em Itália, também garantiu um lugar no calendário de 2020 e receberá o Grande Prémio da Emília-Romanha, o terceiro em solo italiano, depois de Monza e Mugello.
Outro traçado que está de regresso é o de Nürburgring, sete anos depois de ter acolhido o Grande Prémio da Alemanha pela última vez.