Marc Surer, ex-piloto de Fórmula 1, explicou em declarações à Autobild Motorsport a origem dos problemas da Ferrari com o monolugar de 2019.
Embora tenha mostrado um ritmo competitivo nos testes de pré-temporada, a Scuderia ainda não conseguiu terminar à frente da Mercedes esta temporada e só no Grande Prémio do Bahrein mostrou sinais da rapidez evidenciada em Barcelona
“Comparando com a Mercedes, a Ferrari construiu um carro com menos downforce”, disse o suíço. “Assim, ganha vantagem em reta, mas é uma desvantagem, especialmente, nas curvas lentas e médias.”
“A Ferrari precisa de altas temperaturas no asfalto, como aconteceu no Bahrein, ou de uma pista extremamente abrasiva como a de Barcelona para colocar os pneus na janela de temperatura ideal.”
“Por esse motivo é que a Ferrari foi tão forte nos testes de inverno e no Bahrein, mas não em Melbourne ou agora na China, onde o carro estava demasiado “solto”. Os pneus tinham pouca aderência e, portanto, desgastavam-se rapidamente.”
“Se estiver frio em Baku, daqui a 14 dias, então será difícil para a Ferrari. Como é um circuito de citadino, tem muitas curvas lentas onde vão perder tempo substancial. Talvez tenham de repensar o seu conceito para o futuro, porque não tenho certeza se haverá corridas suficientes que se encaixem exatamente no perfil do Ferrari.”
Sebastian Vettel e o chefe da equipa Mattia Binotto aparentam concordar com Surer: “Estamos a perder tempo nas curvas. A Mercedes está muito mais forte nesse campo”, afirmou Vettel. E Binotto explica: “Primeiro temos que estudar os dados em Maranello para saber porque estávamos mais lentos na China, mas Xangai foi apenas uma corrida e temos que pensar em toda a temporada. Eu acho que o equilíbrio de forças pode mudar a cada semana.”
Gerhard Berger diz que a Ferrari não deve desistir: “A Ferrari foi superior no Bahrein e pelo menos a Bottas estava ao alcance na China. Apenas o Hamilton estava noutro campeonato. A Ferrari agora deve manter a calma e continuar a trabalhar. Binotto é o homem certo para isso. E se é verdade que a Ferrari precisa de temperaturas mais altas, então eles podem ter vantagem no verão, quando geralmente é muito quente”.