Oscar Piastri garante estar preparado para ajudar Lando Norris no campeonato de pilotos até ao final do ano, mas diz que isso não significa que terá de estar atrás do seu colega de equipa em todas as circunstâncias.
Antes do Grande Prémio do Azerbaijão, a McLaren revelou que planeia impor ordens de equipa quando necessário para maximizar as chances de Norris no campeonato.
No entanto, Piastri referiu que essa decisão da equipa não significa que está agora forçado a ignorar as suas próprias ambições.
“Obviamente, foi algo que discutimos muito nos últimos dias”, disse Piastri. “Egoisticamente, como piloto, no meu próprio interesse, é claro que as ordens de equipa não são assim tão divertidas, mas percebo que há aqui um quadro muito mais vasto do que apenas eu próprio.”
“Corro para uma equipa que me deu a minha oportunidade na Fórmula 1 e me deu a oportunidade de ganhar corridas 18 meses depois de estar aqui, por isso estou muito grato. Mas, mais uma vez, o panorama geral é muito mais do que apenas eu. Estamos a tentar alcançar os dois campeonatos, o que para a equipa é algo incrivelmente importante.”
“É claro que o campeonato de construtores é uma coisa, mas se tivermos a oportunidade de ganhar os dois campeonatos num ano, então, como equipa, é um grande objetivo tentar ganhar os dois.”
“Sendo egoísta, preferia não ter isso, mas estou bem ciente de que nem tudo gira em torno de mim e estou feliz por desempenhar um papel de apoio nesta altura da temporada. Penso que numa fase anterior da temporada teria sido provavelmente excessivo, mas acho que agora é a altura certa para tentar ajudar a equipa a ganhar os dois campeonatos.”
Piastri afirmou que as conversações com a equipa sobre o tema ainda estão em curso, uma vez que certos cenários continuam pouco claros dentro da estrutura.
“Ainda precisa de ser mais discutido, mas acho que o ponto principal é que não vou abrandar para deixar passar o Lando em todas as corridas, Não é assim que queremos correr”, acrescentou.
“O principal é que se acharmos que alguém fez um trabalho muito melhor num fim de semana, seja de que forma for, queremos que essa pessoa seja recompensada e é aí que as coisas se tornam um pouco complicadas e temos de continuar a discutir isso.”
“Mas não se trata simplesmente de dizer ‘vou estar atrás do Lando em todas as corridas’ e em todas as decisões que forem tomadas daqui para a frente, porque ainda tenho coisas que quero alcançar no campeonato e tentar melhorar a minha posição no campeonato.”
“Não está definido que tenho de ceder a posição em todas as circunstâncias. Ainda há alguma flexibilidade.”






