“Incrível”, “como uma montanha-russa” e “muito exigente”: Pilotos como Valentino Rossi, Maverick Viñales e Jack Miller não pouparam elogios ao circuito que se estreará nos calendários do MotoGP e da Fórmula 1 em 2020.
Esta quarta-feira, duas semanas antes do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, o novo asfalto do Autódromo Internacional do Algarve foi estreado pelos pilotos do MotoGP, que completaram os primeiros quilómetros na pista que encerrará a temporada de 2020 do campeonato da categoria rainha do motociclismo.
Neste primeiro contacto do MotoGP com a pista portuguesa, apenas os pilotos de testes e Aleix Espargaró estiveram autorizados a rodar com as motos do campeonato, ao passo que os restantes pilotos adaptaram-se ao traçado aos comandos de Superbikes.
Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha
“Pilotar aqui é muito interessante, porque a pista é linda e tecnicamente muito difícil. É uma pista muito estranha por causa das muitas mudanças de elevação. Mas é linda e o asfalto é bom, tem boa aderência. Consegues desfrutar muito da pista quando pilotas aqui.”
“Parecia mais difícil na televisão, um pouco mais complicada, mas na vida real é boa. Há três ou quatro pontos que são um pouco assustadores, porque tens grandes saltos. Será difícil manter uma moto de MotoGP em contacto com o chão, mas no geral é uma pista muito agradável, por isso gosto dela.”
Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha
“A pista é diferente daquilo a que estamos habituados, devido às mudanças de elevação, e a maioria das curvas tem entradas cegas. Mas no geral senti-me muito bem. A pista parece fantástica e é muito divertida. A última curva aqui é incrível, adoro-a.”
Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini
“Portugal é muito especial, é como uma montanha-russa. Com a MotoGP, é muito, muito divertida, mas muito exigente física e mentalmente, tens de estar muito concentrado. Não é uma pista fácil, é uma das mais complicadas em que já estive com a MotoGP.”
Jack Miller | Pramac Racing
“Nunca tinha rodado em Portugal, e esta é uma pista nova e com um asfalto novo, eles fizeram um bom trabalho. Consigo ver porque lhe chamam montanha-russa, não há uma curva que não seja cega, estava um pouco perdido nas primeiras voltas. É sempre divertido aprender uma pista nova, consegues sempre desfrutar. Especialmente num lugar como este, com tantas mudanças de elevação e curvas diferentes.”
Francesco Bagnaia | Pramac Racing
“Penso que é uma pista incrível. Já passou muito tempo desde que andei pela primeira vez num circuito e disse ‘uau’. É incrível, muito difícil porque é tudo cego, mas gosto muito.”
Danilo Petrucci | Ducati Team
🎢It was a fun day for @andreadovizioso and @petrux9 at @AIAPortimao today as they both got a first taste of the “roller-coaster” aboard the @ducatimotor Superleggera V4! 🤩 We can’t wait to race there for the 2020 @motogp finale in November! #ForzaDucati #PortimaoTest pic.twitter.com/Zng3ajrAkz
— Ducati Corse (@ducaticorse) October 7, 2020
“É uma pista mesmo muito difícil de perceber, porque todas as áreas de travagem são cegas. Há alguns pontos onde tens de travar e não vês a curva, e há muitas mudanças de direção, subidas e descidas. É uma das pistas que mais gosto e experimentá-la com a moto de MotoGP vai ser muito, muito difícil.”