Os pilotos de Fórmula 1 estão a partir de agora proibidos de fazer “declarações ou comentários políticos” sem o consentimento do órgão que governa o desporto.
Numa atualização do Código Desportivo Internacional, documento que estabelece as diretrizes para todas as competições sancionadas pela FIA, o órgão introduziu um artigo que estipula que os pilotos incorrerão numa infração das regras se demonstrarem “a elaboração e exibição geral de declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais, nomeadamente em violação do princípio geral de neutralidade promovido pela FIA, a menos que previamente aprovado por escrito pela FIA ou pela federação nacional para competições dentro da sua jurisdição”.
Na versão anterior do Código Desportivo Internacional, estava apenas estipulada a proibição da exibição de posições “de natureza política e religiosa ou que sejam prejudiciais para os interesses da FIA” nos carros – pelo que este artigo deverá abranger, por exemplo, as t-shirts e capacetes que pilotos como Lewis Hamilton e Sebastian Vettel utilizaram para abordar questões como o racismo, a homofobia ou as alterações climáticas.
Recorde-se que uma das ações de Hamilton motivou uma alteração dos Regulamentos Desportivos da Fórmula 1, com a FIA a ditar a obrigatoriedade da utilização do fato de competição durante os procedimentos pós-corrida depois de o britânico ter aparecido no pódio do Grande Prémio da Toscana de 2020 com uma t-shirt alusiva ao assassinato de Breonna Taylor por parte da polícia norte-americana.
Em 2021, Vettel recebeu uma reprimenda por não remover uma t-shirt com a inscrição “Same Love” na cerimónia do hino nacional que antecedeu o Grande Prémio da Hungria.
Foi ainda definido que os membros das equipas podem ser alvo de penalizações caso não sigam os protocolos da FIA durante as cerimónias dos Grandes Prémios.
“O incumprimento das instruções da FIA relativamente à nomeação e participação de pessoas durante cerimónias oficiais em qualquer competição de um campeonato FIA” constituirá, de 2023 em diante, uma violação dos regulamentos.