Os pilotos acreditam que uma “decisão clara” sobre a agenda do Grande Prémio do Japão deve ser tomada até sexta-feira por motivos logísticos e de segurança.
O tufão está a aproximar-se de solo japonês e, embora o seu trajeto exato seja difícil de definir, espera-se que atinja a área de Suzuka na tarde de sábado, hora em que se realizará a qualificação para o Grande Prémio do Japão.
Extremas rajadas de vento e chuva forte podem colocar em causa a segurança de todos os envolvidos, o que já levou a Fórmula 1 a emitir um comunicado para anunciar que está a “monitorizar de perto” a situação.
“É suposto haver rajadas de vento de 120km/h no sábado e, se for esse o caso, não acho seguro estar na pista ou nas bancadas”, disse Grosjean, diretor da Associação de Pilotos de Grande Prémio. “Penso que não faz sentido discutir isso e acredito que eles irão tomar a melhor decisão.”
“É óbvio que um tufão pode mudar de direção e assim por diante, mas até agora parece que está a aproximar-se muito daqui.”
“Eu pratico bastante kitesurf, por isso olho para as minhas apps e consigo ver o vento. A decisão precisará de ser tomada na noite de sexta-feira para todos os espetadores que estão a planear vir.”
Daniel Ricciardo, piloto da Renault, é da opinião que a noite de sexta-feira deve ser a data limite para a tomada de decisão.
“Na sexta-feira, a certo ponto, eles devem tomar uma decisão”, afirmou o australiano. “Não devem esperar até sábado.”
“Penso que eles entenderão o suficiente sobre o que vai acontecer, por isso acho que sexta-feira à sexta é cedo o suficiente.”
Sebastian Vettel também acredita que haverá informações suficientes para tomar uma decisão antes de sábado e diz que a segurança é a “principal prioridade” para os pilotos e espetadores.
No entanto, o alemão e o seu ex-colega de equipa Kimi Raikkonen sugerem que seria imprudente apressar uma decisão.
“É responsabilidade dos organizadores decidirem com antecedência suficiente”, disse Vettel. “Por outro lado, esta previsão pode mudar e tomar decisões demasiado cedo também seria errado.”
Raikkonen admitiu que “se chover como é suposto chover, penso que é bastante claro que não haverá qualificação”, mas acrescentou que “já estive aqui no passado quando eles tiveram de cancelar um dia e depois ficou completamente aberto e com sol, é muito difícil acertar”.