De acordo com a experiência acumulada pelos pilotos durante os dois primeiros dias de testes em Barcelona, os novos regulamentos técnicos estão a surtir o efeito desejado.
A revolução regulamentar implementada esta temporada pela Fórmula 1 tem o objetivo de fazer com que seja mais fácil para um piloto seguir o carro que roda à sua frente, cenário que potenciaria, consequentemente, as ultrapassagens em pista.
Pilotos como Max Verstappen, Carlos Sainz e Alex Albon acreditam que os seus monolugares perdem agora menos downforce quando se encontram a perseguir um adversário.
“Tenho seguido alguns carros e parece um pouco mais fácil permanecer atrás”, disse Verstappen. “Pelo menos não há aquelas curvas estranhas onde de repente tens subviragem ou uma enorme sobreviragem.”
“Não estou à espera que desapareça ao ponto de poderes seguir mesmo atrás do difusor traseiro, pelo menos não com as velocidades que ainda estamos a atingir na Fórmula 1, mas tudo parece um pouco mais sob controlo.”
“Fizemos isso de propósito, obviamente”, acrescentou Carlos Sainz, que seguiu diversos pilotos em pista durante o dia de quinta-feira.
“Posso dizer-vos que já senti algumas diferenças. Já é bastante óbvio, e estou relativamente otimista em relação a isso.”
De regresso à Fórmula 1 após ter estado ausente na temporada de 2021, Albon também reportou sensações positivas a bordo do Williams.
“Fiz algumas voltas atrás do Gasly e a sensação inicial pareceu-me boa”, afirmou Albon. “Obviamente, não corro há algum tempo, por isso é um pouco mais difícil nesse aspeto.”
“Mas fiquei surpreendido com o quão perto consegui ficar na segunda e terceira curvas. Estava, de certa forma, a conduzir de forma defensiva porque esperava pior, se é que isso faz sentido. Mas a sensação inicial é positiva.”