O Qatar acolherá pela primeira vez uma corrida de Fórmula 1 ao substituir o Grande Prémio da Austrália no calendário da temporada de 2021.
Entre os dias 19 e 21 de Novembro, uma semana após o Grande Prémio do Brasil, o Circuito Internacional de Losail receberá a 20ª e antepenúltima prova de um Mundial de 2021 que voltou a ser condicionado pela pandemia.
Presença assídua no calendário do MotoGP desde 2004, o circuito de 5380 metros dispõe de um sistema de iluminação permanente que possibilita a realização de corridas noturnas.
Embora possua uma licença de Grau 1 da FIA, o traçado composto por 16 curvas não recebe uma competição internacional monolugares desde Fevereiro de 2009, quando a GP2 Asia Series levou a cabo um evento que terminou com vitórias de Nico Hulkenberg e Sergio Pérez.
Para além de ter assegurado um lugar no calendário de 2021, o país do Médio Oriente assinou um acordo de 10 anos com a Fórmula 1 que se iniciará em 2023.
“Houve uma vontade vontade do Qatar em ajudar a Fórmula 1 e, no decorrer deste processo, a visão de uma parceria mais longa foi discutida e acordada por 10 anos”, lê-se no comunicado lançado esta manhã pela Fórmula 1.
“O passo do gesto de ajudar a Fórmula 1 em 2021 para uma estratégia a longo prazo foi curto e simples e o objetivo de tornar a Fórmula 1 a vitrine do Qatar após o Mundial de 2022 foi a força motriz por trás deste acordo a longo prazo.”
“Como parte do acordo a longo prazo, continuarão as discussões sobre a localização do Grande Prémio a partir de 2023, com mais pormenores a serem fornecidos posteriormente.”
Eu gostei das corridas de WTCC feitas nessa pista, acredito que é mais um circuito para motas e GT’S não tem muita hipóteses de ultrapassar, mas contudo este ano tem sido incrível em ter corridas fantásticas e capazes de surpreender em toda a linha, que venha mais uma dessas