Danos na asa dianteira do carro de Lance Stroll estiveram na origem dos problemas de pneus que condicionaram a prestação do canadiano na corrida de Istambul, revelou a Racing Point.
Stroll tirou partido de uma surpreendente pole position para liderar a primeira fase do Grande Prémio da Turquia com os pneus de chuva da Pirelli, mas a passagem para o composto intermédio coincidiu com uma perda de ritmo que comprometeu a sua corrida.
Uma paragem nas boxes para colocar um novo jogo de intermédios não resolveu o problema relacionado com a elevada granulação, o que fez com que Stroll não fosse além do nono posto em Istambul.
“O Lance relatou mau desempenho dos pneus, subviragem significativa e granulação a partir da volta 17”, começou por explicar a Racing Point.
“Parar para um novo jogo de intermédios na volta 36 não resolveu o problema, com a granulação a tornar-se ainda mais severa.”
“Um dos strakes na parte inferior da asa dianteira soltou-se e alojou-se de tal forma que o bloqueio causou uma perda significativa de downforce na frente.”
“A consequente perda de downforce frontal contribuiu para o aumento dos níveis de granulação.”
“A telemetria durante a corrida confirmou que havia uma significativa perda de downforce na frente, mas sem danos visíveis na parte superior da asa traseira e com condições de baixa aderência, foi difícil confirmar se os dados estavam corretos.”
“Foi só depois da corrida, quando o carro voltou para a garagem, que o dano e o bloqueio na parte inferior da asa dianteira foram descobertos.”