Desafiado a falar sobre o incidente entre Sebastian Vettel e Lewis Hamilton no Canadá, Kimi Raikkonen não se mostrou interessado em definir uma posição mas admitiu achar estranho que os comissários não estejam a cumprir a promessa de deixar os pilotos correr de forma mais livre em 2019.
Uma penalização de cinco segundos atribuída a Vettel por regressar à pista de forma perigosa após uma incursão pela relva promoveu Hamilton à primeira posição numa corrida polémica em Montreal.
“Acontece facilmente”, disse Raikkonen sobre o erro de Vettel. “Sais de pista para a relva e tens absolutamente zero controlo. Aconteceu de estar uma parede lá e as linhas terminam no mesmo lugar. Teria entendido se ele tivesse realmente forçado e atingido alguém.”
“Quando passas por cima da relva com estes carros e cerca de 50 metros depois disso tens os pneus sujos, não há muito que possas fazer.”
“O mais estranho é que eles continuam a dizer-nos que este ano estamos mais livres para correr e depois acontece este tipo de coisas, que não é absolutamente culpa de ninguém, e és penalizado.”
“Honestamente, não sei se alguém deveria ser penalizado ou não, não quero saber, mas o que eles dizem nem sempre coincide com o que têm feito.”
“Penso que os comissários estão numa posição difícil. Seja qual for a forma como decidem, haverá sempre equipas felizes e infelizes.”