Christian Horner, diretor de equipa da Red Bull, garante que as dificuldades enfrentadas pela formação de Milton Keynes em Singapura não estão relacionadas com as diretivas técnicas introduzidas pela FIA.
O construtor que tem dominado a temporada de 2023 da Fórmula 1 foi surpreendentemente eliminado na segunda fase da sessão de qualificação em Singapura e não conseguiu recuperar até ao pódio na corrida, com Max Verstappen a terminar apenas no quinto posto.
Embora o Grande Prémio de Singapura tenha marcado a introdução de diretivas técnicas relativas à flexibilidade das asas e do fundo dos monolugares, a Red Bull considera que esse não foi um fator relevante em termos de desempenho.
Solicitado a explicar a razão pela qual a Red Bull enfrentou tantas dificuldades no traçado de Marina Bay, Horner respondeu: “É tudo uma questão de engenharia. Não há soluções mágicas neste desporto.”
“Sei que todos gostariam de culpar a diretiva técnica, mas infelizmente nem isso podemos culpar, porque não foi alterado um único componente do nosso carro.”
Quando lhe perguntaram se a diretiva técnica levou a Red Bull a realizar alguma modificação no carro, Horner referiu: “Não. Zero.”
Horner acredita que o difícil fim de semana de Singapura poderá contribuir para que o RB20 de 2024 seja mais competitivo neste tipo de pistas.
“Penso que talvez a nossa simulação antes do fim de semana não nos tenha levado à conclusão certa e depois tivemos de sair dessa situação”, acrescentou.
“Acabámos por ir parar à janela errada e isso expôs algumas das fraquezas que o carro tem. Na verdade, foi uma lição muito útil para o próximo ano, porque nos dá uma visão muito útil sobre certas coisas que esperamos poder resolver no RB20.”
“Percebemos muito mais na corrida e o ritmo do carro aproximou-se muito mais do que esperávamos.”
“Sabíamos que, ao vir para cá, esperávamos ter uma competição mais renhida, mas ficámos um pouco surpreendidos com a distância a que estávamos na sexta-feira e com o facto de não estarmos na janela de funcionamento certa para o carro, particularmente numa única volta.”
“Penso que conseguimos recuperar bem para a corrida. Especialmente no último stint, o ritmo do Max foi muito, muito forte.”