A Red Bull diz que a estratégia de duas paragens seguida por Sergio Pérez no Grande Prémio do Qatar foi motivada pelo furo sofrido por Valtteri Bottas.
Pérez, que tinha arrancado da 11ª posição, estava a lutar com Bottas pelo lugar mais baixo do pódio quando o piloto da Mercedes sofreu um furo na 33ª volta de um longo primeiro stint.
Por precaução, a Red Bull optou por chamar Pérez às boxes 22 voltas após a primeira troca de pneus, com o mexicano a regressar à pista no oitavo posto.
Embora tenha ultrapassado Lance Stroll, Esteban Ocon e Lando Norris, Pérez não conseguiu voltar a superar o Alpine de Fernando Alonso e terminou no quarto posto em Losail.
“O nosso problema foi sentirmos que era demasiado arriscado fazer uma paragem com o Checo, particularmente depois do que vimos com o Valtteri”, disse Christian Horner, diretor de equipa.
“Foi por isso que optamos por parar. Penso que sem o VSC, estaríamos mesmo em cima dele [Alonso] na última volta.”
Com o resultado do Qatar, a Red Bull reduziu para cinco pontos a diferença face à Mercedes no campeonato de construtores, uma batalha cuja importância é reconhecida por Pérez.
“Quando vimos o que aconteceu com os outros carros, ficamos um pouco preocupados com isso”, afirmou Pérez. “Jogamos pelo seguro. No final, deixamos alguns pontos na mesa, mas conseguimos minimizar as perdas.”
“O que aconteceu ao Valtteri pôs um pensamento nas nossas cabeças. No final do dia, o quarto lugar é melhor do que nada. Estamos a lutar por muita coisa. Eu sou um jogador de equipa. Claro que como piloto queres estar no pódio, mas o que importa é o campeonato.”